Resenha "O que é deficiência" - Débora Diniz
RESENHA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PROFESSORA: JACIETE BARBOSA
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
SÃO EFICIENTES
Mariana de Araújo Almeida
Obra resenhada:
DINIZ, Débora – O QUE É DEFICIÊNCIA
Editora brasiliense, 2007
SALVADOR - BA
MAIO / 2014
DEFICIÊNCIA: O que não é normal é ter preconceito
Poderia a deficiência ser uma fonte de construção do conhecimento para o indivíduo? Sim. E é exatamente essa concepção que a sociedade em geral e as pessoas com deficiência deveriam ter. O preconceito norteia a humanidade, e devido às ideias transmitidas e falta de informação, enxerga-se um deficiente como prisioneiro daquilo que vive.
Houve um progresso em relação aos termos usados, pois antigamente eram expressões abusivas, carregadas de ofensas. E como resultado, “pessoa com deficiência” é hoje o termo utilizado para se referir às pessoas com algum tipo de lesão.
Realidade é que num mundo onde tudo já é formulado, onde não se pode mudar nada, a opressão aos deficientes progride absurdamente. Isso porque os corpos não-deficientes seguem rumos que nem eles mesmos sabem onde os vão levar; como se vivessem dentro de cavernas, com os olhos fixados somente para aquilo que já foi-lhes ensinado e mostrado desde o começo de suas existências. Sendo assim, se sentem superiores em relação aos deficientes, não sabendo eles que a superioridade do homem está no saber.
O primeiro passo para que esse conceito errôneo seja estipado é a pessoa com deficiência reconhecer que têm uma deficiência inútil. É preciso mudar o modo de pensar. Nesse momento surge uma questão: nem sempre as pessoas estão abertas às mudanças e novidades propostas.
Faz-se necessário promover um ambiente onde as pessoas com deficiência sintam-se integrantes dessa sociedade tão excludente, que não respeita o ser humano diferente; sintam-se com mais liberdade para expor suas próprias opiniões, mais autonomia que permita proporcionar sentido, direção e coordenação ao seu