resenha de Vavy Pacheco Borges o que é historia
O que é História
São Paulo:Brasiliense,2005.(coleção primeiros passos;17)
Vavy Pacheco Borges é, desde 1987, professora no departamento de história da Unicamp. lecionou inicialmente no ensino particular de nível fundamental e médio; depois, por quase 15 anos, na PUC-SP, onde se interessou pelo ensino e divulgação da história.
Alex da silva
Crislene Santos dos Santos
Por que este livro?
A autora inicia sua explicação falando da aparência ilusória da não necessidade de conceituar-se história. A seguir, passa a considerá-la como uma forma de explicação da realidade.
História é algo que aconteceu ontem, e acontece hoje e vai ser ligada ao amanhã. Não é apenas a descrição dos fatos antigos, mas algo que liga o passado ao presente que nos faz compreender os tempos modernos.
Seu conhecimento nunca é perfeito ou acabado, pois ela está sempre se constituindo. Sua origem deu-se através do mito e na sua tradição oral.
A pré-história da historia.
Nesse capitulo a autora vai retratar o porquê do surgimento da historia. A palavra história deriva do grego e quer dizer “informação”, “investigação”. Surgiu pela necessidade do homem de explicar sua origem e sua vida.
As primeiras tentativas de explicação se deram através do mito. Cheia de personagens sobrenaturais que agiam sobre a vida dos homens, objetos passivos de sua ação. A história era sagrada e sua transmissão dava-se oralmente. O mito não é considerado real, pois não tem nenhuma realidade concreta. O aparecimento da historia. Aqui já vai se falar sobre o não desaparecimento das explicações míticas mesmo depois do aparecimento da historia. Hecateu de Mileto vai dizer: “Vou escrever o que acho ser verdade, porque as lendas dos gregos parecem ser muitas e risíveis”. Heródoto de Halicarnasso aprende com Hecateu de Mileto a fazer investigação e procurar a verdade; assim o próprio Heródoto de Halicarnasso é considerado “pai da história”, de uma forma que agrega sentido na palavra