O QUE É HOSTÓRIA
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ELISÂNGELA
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO O QUE É HISTÓRIA
GOVERNADOR MANGABEIRA-BA
2014
Resenha crítica do livro de: Borges, Vavy Pacheco. O que é história / Vavy Pacheco Borges – 2ª ed.rev. – São Paulo: Brasiliense, 1993, - (Coleção primeiros passos; 17).
Baseado no conceito a História surgiu no século VI a.C, podemos compreender a origem de muito. Segundo o dicionário, mito significa “narrativa de significação simbólica, transmitida de geração para geração”. Nesse contexto podemos dizer que História é tudo aquilo que fala do passado ligado ao presente e o futuro, de acordo com Vavy “o mito se refere a um pseudo-tempo e não a um tempo real, pois não é datado de acordo com nenhuma realidade concreta” (p.12-13). Deixando o interesse pelo passado distante e sobrenatural de lado, o homem – agora já historiador – começa a se preocupar com o que se refere do seu momento e que realmente interfere no seu cotidiano, como por exemplo, o capitalismo.
A função da história é de grande importância que é de criar uma forte definição da origem dos seres humanos, levando em conta o tempo passado para ajudar a implementar cada origem do homem, a fundação social, e como o homem foi se modificando com o tempo. Segundo Vany, “A história é vista como mestra da vida, levando os homens a compreenderem o seu destino.” (p.21). Não existe ser vivo sem história, tudo que vivemos e somos faz parte da História, não existirá futuro se não tivermos passado, assim se faz o ciclo da vida.
O passado é dividido em dois tempos A.C. (antes de Cristo) e D.C. (depois de Cristo). Mesmo assim a história pra todos continua seguindo pelo calendário Cristão, onde o ano se organiza baseado nele, e é através dele que nos organizamos para continuar a contagem do tempo. Vavy diz, “A realidade está dividida em dois planos: o superior, perfeito (representado por Deus) e o inferior, imperfeito (representado pelos