RESENHA LIVRO DA VAVY
Aluno: Niciane Lima da Silva
Livro: BORGES, Vavy Pacheco. O que é história? São Paulo: Brasiliense, 2002.
No capítulo A história da história fragmentado do livro O que é história (2ªed, São Paulo, Brasiliense, 2006, 17p.) da historiadora Vera Hercília Faria Pacheco Borges (VavyPacheco Borges), é apresentado, como o próprio título sugere toda a trajetória da história e as modificações de como ela vem sendo registrada de acordo com as mudanças que ocorrem na sociedade.
Vavy Pacheco Borges, que é graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1959), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), explana para aqueles que são interessados, estudantes e pesquisadores da área histórica, desde o período pré-histórico até o final do século XX.
O texto inicia com explicações sobre os mitos e sobre como eles foram a primeira forma de explicação que surge nas sociedades, após esse período, com a difusão da religião judaico-cristã no Império Romano, ocorre o início da história teológica, uma visão do cristianismo como fundamento e justificativa da história. O texto O que é História trata sobre a história propriamente dita e os sentidos que ela tem para a humanidade, dessa forma os acontecimentos e os sentidos são explicados através da sua teoria.
Segundo a autora encontramos no dicionário vários significados da palavra história, referenciando o termo “história” como acontecimentos de antigamente, que demonstra o processo de transformação das sociedades e o estudo de tais, servindo para compreensão do presente e lembrando-nos do passado.
Segundo o texto o campo filosófico abrange embrionariamente todas as áreas que na verdade hoje são autônomas como a matemática a biologia, a astronomia, a política a psicologia. Porém não é a filosofia que descobre a importância específica da história. São os próprios