Resenha de teoria geral da administração
A administração desempenha um papel fundamental no mundo atual, onde nada mais é que a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não-lucrativa. Trata do planejamento, da organização, da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização, necessários para qualquer ser humano que viva em sociedade.
A Teoria Geral da Administração estuda a administração sem se preocupar onde ela será aplicada, se nas organizações lucrativas (empresas) ou se nas organizações não-lucrativas. Se propõe a desenvolver a capacidade de pensar, definir situações organizacionais complexas, diagnosticar e propor soluções.
Em qualquer tipo de organização humana, busca-se atingir os objetivos com eficiência e eficácia. A tarefa da administração é fazer as coisas por meio das pessoas para atingir os melhores resultados. O conteúdo da administração varia conforme a teoria considerada, onde podemos citar como exemplo a Teoria Clássica ou a Teoria das Relações Humanas, que abordam a administração de diferentes formas. A Administração na vida moderna tornou-se indispensável, como fator-chave para a melhoria na qualidade de vida e para a solução de problemas complexos que atingem a vida em sociedade hoje.
Ao longo da história, muitas foram as influências sobre a administração. Filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, Bacon e Descartes; a organização eclesiástica da Igreja Católica; a organização militar; a Revolução Industrial, que criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico que permitiu o surgimento da teoria administrativa; os economistas liberais, que deram o suporte para o aparecimento de alguns princípios de Administração que teriam aceitação posteriormente; Marx e Engels, que promoveram o surgimento do