Resenha De Sociologia Das Organiza Oes
Resenhado por Danila Sousa
Amartya Sem e doutor em economia e filosofo. Professor na universidade de Harvard, o Trinity college. Bernardo Kliksberg e doutor em economia e administração pela universidade de Buenos Aires é acessor de diversos organismos internacionais, entre os quais BID, UNESCO e UNICEF.
Os autores lançam o livro: “As pessoas em primeiro lugar: a ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado”, aplicando a perspectiva do que trata como uma nova disciplina: a ética do desenvolvimento. Com o objetivo de resgatar a relação perdida entre ética e economia, e eliminar a cisão existente entre ambas tais como tem prevalecido no pensamento convencional. Mas nessa resenha iremos apenas analisar o capitulo 2 – “Exclusão e Inclusão” desse livro.
Neste capitulo a qual foi Sen que escreveu ele identifica os riscos existentes nas analises que costumam ser feitas sobre o assunto. Nesse sentido, combatendo os argumentos que partem de concepções fechadas sobre as diversas culturas e revelam as fragilidades do tão difundido enfoque adotado atualmente por historiadores, como Niall Fergoso baseado no “Choque de Civilizações”.
Sen atribui esse capitulo com as seguintes partes: 1-introdução; 2-Exclusão versus Inclusão Injusta; 3-Congruência e Classe; 4-Identidade e Identificações; 5-Liberdade, Direitos e Responsabilidades e por fim.
Primeira Parte a Introdução Sen introduz o fato da Exclusão e Inclusão, ou seja faz bom uso da idéia relativamente nova de “exclusão” como uma forma de privação. Isto é apropria mente porque o conceito de “exclusão” tem se demonstrado útil como idéia organizacional.
Na exclusão versus Inclusão Injusta_ Nos remete ao fato de excluir, para poder incluir, ou seja, são Inclusões do que queremos se excluído, e nós exclui do que