Relat Rio 3 QU MICA GERAL
AULA PRÁTICA Nº 4
Turma 06
Ouro Preto, 16/01/2014
Reações Químicas
1. Introdução:
A transformação ou reação química é o fenômeno de uma (ou mais de uma) substância transformar-se em outra (ou outras) substância. As espécies originais são chamadas reagentes e as que resultam após a reação são os produtos.
Na prática realizada pode-se conhecer exemplos de reação de decomposição, reação de síntese, reação de deslocamento simples ou troca simples e reação de deslocamento duplo ou troca dupla.
A Reação de Decomposição consiste na reação em que uma substância reage para formar duas substâncias.
A B + C
A Reação de Síntese parte de duas substâncias que reagem formando uma substância.
A + B C
A Reação de deslocamento simples ou troca simples ocorre quando uma substância simples reage com uma substância composta deslocando um de seus elementos, originando outra substância simples e composta.
AB + C AC + B
A Reação de deslocamento duplo ou troca dupla é uma reação onde há dois reagentes, ambos compostos gerando dois produtos, sendo que são igualmente dois compostos, permutando entre si dois elementos ou radicais. Há troca de cátions ou ânions.
AB + CD AD + CB
2. Objetivos:
Reconhecer a ocorrência de transformações; executar reações químicas e escrever as equações químicas dos experimentos.
3. Parte Experimental:
3.1. Reação de Decomposição
Em um tubo de ensaio havia uma quantidade de KClO3 (clorato de potássio) e MnO2 (bióxido de manganês). Com o auxílio de uma pinça de madeira, aqueceu-se o tubo de ensaio à chama do bico de Bunsen. Aqueceu-se também um palito de madeira, deixando-o em brasa. Introduziu-se o palito no tubo de ensaio.
3.2. Reação de Síntese
Colocou-se sobre a chama do bico de Bunsen a fita de magnésio, com o auxílio de uma pinça metálica. A fita de magnésio queimou e reagiu. O produto foi colocado em um cadinho de porcelana.
3.3. Reação de Deslocamento Simples ou Troca Simples