Migra O E A Xenofobia
- A tendência do continente europeu é de cada vez nascer um número menor de pessoas ( baixa taxa de natalidade) e de aumento da expectativa de vida.
- O estranhamento evolui para xenofobia quando as pessoas começam a discriminar e culpar os estrangeiros por problemas que acontecem na cidade onde moram ou em seu país.
- O principal argumento do discurso nacionalista, baseado na xenofobia, é de que os migrantes "roubam" os empregos do restante da população do país que os abriga.
Norueguês que explodiu uma bomba no centro de Oslo e fuzilou estudantes de um partido de esquerda (que eram contra o discurso de expulsão de migrantes), totalizando aproximadamente 80 mortos.
Incêndio criminoso de um edifício onde moravam migrantes turcos na Alemanha
- Devido ao padrão de migrantes em direção à Europa, é este continente que tem apresentado a maior parte dos casos extremos de xenofobia. Estudantes franceses vão a rua contra a expulsão de imigrantes ilegais. Grande parte de cidadãos europeus também fazem questão de se mobilizar em passeatas a fim de expressar que a xenofobia é também repudiada por grande parte das pessoas desse continente.
- O emprego da mão de obra imigrante européia se transformou na alternativa mais barata e viável.
- O império fazia propaganda das oportunidades de trabalho existentes no Brasil.
- Na maioria dos casos , os alvos são sempre os nordestinos que migram para essas regiões em busca de trabalho e melhores condições de vida .
- Foto de um médico cubano negro sendo vaiado por médicas jovens, o que levantou a discussão do racismo contra os cubanos.
- Na mesma semana, a jornalista do Rio Grande do Norte, Micheline
Borges, também causou enorme tumulto nas discussões acerca do assunto. - Para dar um fim à xenofobia devemos preparar as próximas