Resenha de psicologia
Jorge Trindade foi graduado em Direito e Psicologia, Fundador da Escola Superior do Ministério Público, Coordenador do Curso de Especialização em Psicologia Jurídica, Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica, Professor do Curso de Mestrado em Criminologia da Universidade de Aconcágua (Argentina). Trindade também já foi Promotor e Procurador de Justiça. Doutor em Psicologia (1998), e Livre-Docente (2000). Recebeu o Prêmio Henrique Bertaso (1994). Atualmente é Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica (SBPJ) e Vice-Presidente da Associação Latino Americana de Magistrados e Operadores de Criança, Adolescência e Família. Autor de diversas obras, dentre elas:; Pedofilia: aspectos psicológicos e penais; Delinqüência Juvenil: uma abordagem transdisciplinar (3ª. Ed); Psicopatia: a máscara da Justiça e Psicologia Judiciária para a Carreira da Magistratura, e Manual de Psicologia Jurídica.
A psicologia é definida como o estudo cientifico do comportamento e dos processos mentais, sendo que comportamento são os atos de falar, caminhar, escrever, e outros. Já processos mentais são os sentimentos, as lembranças, os desejos, afetos, etc.
Jorge Trindade nos fala que a psicologia é dividida em diversas áreas, porém sua ciência psicológica é uma só, possuindo várias faces e se expressando através de diferentes linguagens. Entre essas diversas áreas podemos destacar a psicologia Clinica, a Psicologia Educacional, a Psicologia Jurídica, entre outras. Como podemos ver, a psicologia possui diversos ramos de atuação, porém seus objetivos têm uma mesma finalidade, mesmo que de forma diferente, que é entender o comportamento humano e reintroduzi-lo a sociedade.
Ainda segundo Jorge Trindade, se tratando de linhas teóricas e sistema de base, encontramos alguns tipos de psicologia, que são:
• Psicologia Psicanalítica: classicamente