Educação de jovens e adultos
O presente relatório irá abordar e discursar sobre o tema educação e diversidade, porém dentro dos artigos da Constituição Brasileira.
Atualmente é comum vermos uma infinidade de diferenças seja ela de religião, cor, gênero, costumes etc. No entanto nem todos sabem conviver e respeitar aquilo que é diferente, mais para assegurar que toda pessoa viva de forma livre, de acordo com sua cultura e que possa exercer essa cultura, foram criados os artigos 215 e 216, no que diz respeito a cultura.
A legislação é algo muito importante que deve ser colocada em prática, por isso é na educação que devemos ensina la e viabilizar a mesma.
Fazer uma interpretação desses artigos é uma experiência muito rica e prazerosa, pois permite uma ampla reflexão sobre se realmente esses direitos garantidos pela lei são cumpridos, se as pessoas têm consciência de que a lei lhe garante tantos direitos em relação a cultura e principalmente, é compreendermos que o nosso grande desafio como educadores é administrar as diferenças em sala de aula e ensinar as pessoas há ter um “olhar sobre o outro” mais compreensivo, com menos crítica entendendo que o diferente também traz uma bela “bagagem “de cultura e quando bem aproveitada , as mesmas trazem uma riqueza de conhecimento , fazendo acréscimos a cultura do outro.
4
INTERPRETAÇÃO DOS ARTIGOS 215 E 216 DA CONSTITUICÃO BRASILEIRA NO QUE DIZ RESPEITO A CULTURA.
ABAIXO SEGUE SE OS RESPECTIVOS ARTIGOS:
Seção II
DA CULTURA
Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.
§ 1º - O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.
§ 2º - A lei disporá sobre a fixação de datas comemorativas de alta significação para os diferentes segmentos étnicos nacionais.
Art. 216.