Resenha psicologia
Na minha opinião é muito interessante a construção deste artigo, mostrando em paralelo a história do ser humano, com toda sua evolução, e a psicologia que o acompanhou e que o acompanha até hoje.
É importante salientar que é psicologia, assim como é descrito, não é mágica nem invenção e sim uma ferramenta que nos acompanha desde os primórdios e como analisa Lane (1985), ele "fala, pensa, aprende e ensina, transforma a natureza, o homem é cultura, é história" (p. 12). Isso retrata muito bem o que o artigo quer dizer, não somente em caráter de ensino acadêmico ou formal, mas de cultura e experiências de vida, desde as formas mais primitivas já registradas até o as formas contemporâneas de conhecimentos.
Outro ponto que saliento é o fato do homem não se restringir a sua condição biológica, pois ao desenvolver uma atividade prática de trabalho, cria instrumentos, formas de relações sociais com outros homens e cria ideias, formas de pensar que o auxiliam em novas transformações.
O que saliento por último e que acho mais interessante é fato do homem continuar a desenvolver-se e a se colocar novas necessidades na medida em que vai forjando novos meios de sobrevivência. E chega a um ponto em que ele, além de conhecer a natureza, precisa, também, dominá-la, transformá-la segundo suas necessidades. Isso mostra uma necessidade quase que carnal de dominar os meios em que vive, através de uma curiosidade enorme que o faz desenvolver ferramentas e teorias para suprir essas necessidades e a partir dai o conhecimento se amplia.
Vitor E. Espindula Novo Hamburgo,