Resenha de os excluídos do interior
Sociologia da Educação
Prof. Márcia Leitão
Aluno: Abílio José Pereira dos Santos
Texto: BOURDIEU, Pierre. Os excluídos do interior. In:____NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (orgs). Escritos da Educação. Petrópolis: Vozes, 1990. p. 218-227.
O autor Pierre Bourdieu nasceu na França de 1930. Foi catedrático de sociologia e considerado um dos intelectuais mais influentes de sua época. Estudou,ainda, Filosofia, Etnologia e teve como objetivos de estudo a educação, a cultura, a literatura, a arte, os meios de comunicação e a política.
No texto “Os excluídos do interior”, Bourdieu considera os Liceus como campo empírico de estudo, relacionando os escolarizados e os excluídos da escola para demonstrar que a diminuição das barreiras formais no sistema de ensino e aumento com isso o acesso, não representaram a superação das tradicionais condições sociais. Em conseqüência disso, os mais desfavorecidos estão dentro do sistema iludidos sobre suas reais possibilidades de superação das desigualdades.
Dicotomia entre os estabelecimentos escolares e das populações correspondentes:
estabelecimentos improvisados para atender grande contigente de alunos desprovidos do ponto de vista cultural | x | estabelecimentos altamente preservados para atender alunos vindos das "boas famílias", que geralmente seguem trajetória escolar semelhante à dos pais e avós |
* Geograficamente, os colégios de ensino técnico são localizados nas periferias pobres, diferentemente dos Liceus.
O autor faz uma comparação entre antes e depois dos anos 50: antes as escolas de ensino secundário eliminavam de forma prematura e desumana as crianças oriundas de famílias culturalmente desfavorecidas e as seleções tinham como base a situação social; após os anos 50, crianças e jovens provenientes de pais com profissões manuais (pequenos comerciantes, os artesões, agricultores, operários de indústrias) passaram a ter acesso a escolas de ensino secundário, ocasionando o aumento de