O homem a procura de si mesmo parte I
Nomes: Karolyne Fagundes de Paula
Disciplina: Teoria da Personalidade I
Professor: Daniely do Oliveira Lorenzon
Período: 5º Turma: B
Referências: MAY, Rollo. A solidão e ansiedade do homem moderno; As raízes da nossa doença. In: O homem à procura de si mesmo. Tradução:Aurea Brito Weissenberg.Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. cap.01-02. p.13-66.
A sociedade do século XX é deparada com um grande dilema, político, histórico, social e principalmente pessoal. Mas o que seria esse “pessoal”? Pode-se dizer que o EU, a consciência de si. E estas duas estão perdidas ou foram perdidas. E os próprios seres humanos que são donos dessa identidade não estão conseguindo encontrar esse EU que é individual.
É possível que os seres humanos tenham se perdido ao longo do tempo ou ao longo da história? Ou será que a sociedade moderna impôs tantas regras que os indivíduos não conseguem se achar dentro das exigências que ele próprio ajudou a estabelecer? O que o autor do livro vem trazer é exatamente essas questões citadas acima.
O ser humano perdeu-se a si mesmo, perdeu sua própria identidade e vive vagando a procura de si mesmo. Fatos históricos e sociais auxiliaram nessa perda de consciência de si mesmo.
Essa perda de consciência é tão grave que causa um vazio no individuo, um vazio que causa um estrago tão exacerbado que a pessoa muitas das vezes não tem noção nem do que sente. Vive vagando em um mundo em que ela reflete o que os outros esperam que ela seja e não o que ela realmente quer ser. O mundo atual impõe tantas regras, estilos, novas modas, que as pessoas vão seguindo o que está sendo ditado e muitas vezes esquecem de si mesmas tornando-se vazias. Um vazio que é tentado ser preenchido em muitas outras coisas – pode ser uma roupa nova, um sapato, uma viagem, um namoro – e quando esse vazio não é preenchido pode ser que gere uma frustração ou até mesmo um