Multiculturalismo: mil e uma faces da Escola.
UnU Itaberaí
Roseli Mendonça Ferreira
RESENHA
Multiculturalismo: mil e uma faces da Escola.
Itaberaí
Setembro/2014
Roseli Mendonça Ferreira
RESENHA
Multiculturalismo: mil e uma faces da Escola.
Pesquisa Bibliográfica Orientada apresentada como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina ....., do 4º ano/8º período, do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da UEG de Itaberaí.
Profª. Orientadora: Sônia Helena Carneiro Pinto
Itaberaí
Setembro/2014
RESENHA
SANTOS, Rafael dos. Mas que História é essa? In: TRINDADE, Azilda Loretto:. Multiculturalismo, Mil e uma faces da Escola. Rio de Janeiro: DP & A, 2º edição, 2000, p
TRINDADE, Azilda Loretto, Doutorada em Educação pela PUC/RJ. Professora do ensino fundamental e supervisora da Rede Municipal de Ensino/ RJ.
Este livro, ao longo de 157 paginas, distribuídas em oito capítulos, Trata-se de uma reflexão sobre o currículo praticado na educação brasileira no enfrentamento de questões ligadas a educação intercultural e diversidade cultural diante de uma sociedade plural e multicultural. No primeiro capítulo da obra, Olhando com o coração e sentindo com o corpo inteiro no cotidiano escolar, a autora trás algumas reflexões sobre a educação brasileira, e as muitas dificuldades que se encontra inserida no interior das escolas públicas, umas dessas dificuldades e o preconceito que e imposto pelo próprio professor em sua formação docente. O professor não consegue ver o que os alunos trás, enxergam apenas seus problemas, tornando-os excluídos na sociedade. Na sociedade há um modelo de ser humano idealizado, e quando chegamos às escolas encontramos um modelo de aluno diferente daqueles que se idealiza, nesse sentido toma-se duas medidas, ou abrimos mão dessa idealização ou passamos a exercer o nosso racismo.
E nas escolas públicas que se vê as diferenças culturais, e