resenha de macroeconomia
Macroeconomia
O livro de macroeconomia é formado por seis unidades, o autor Luiz Fernando traduz sua experiência sobre o estudo do comportamento agregado de uma economia. A partir de processos microeconômicos como produção, geração de renda ao uso de recursos ao comportamento dos preços e ao comércio exterior.
Na unidade I apresenta os fundamentos, os problemas e os modelos macroeconômicos. Também nos mostra sobre as ações dos macroeconomistas que vão em direção contrária ao crescimento da economia. Ainda na unidade I foi mostrado também os problemas macroeconômicos fundamentais que lidam com a elevação/diminuição de variáveis como Produto Interno Bruto, Taxa de Inflação, Taxa de Juros, Taxa de Câmbio, Produto Potencial, Distribuição de Renda, Taxa de Juros nominais e Gastos Públicos.
Para finalizar a unidade I podemos afirmar que a estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados: Mercado de Bens e Serviços, Mercado da Moeda, Mercado de títulos e Mercado de Trabalho.
UNIDADE 2
Contabilidade Nacional
Na unidade II o assunto abordado é a Contabilidade Nacional, que é um sistema contábil que permite a avaliação da atividade econômica em um determinado período de tempo, fornecendo estatísticas hierarquizando fatos econômicos para serem analisados de forma coerente. A contabilidade Nacional trata apenas de fatos expost ramo da macroeconomia que analisa o desempenho econômico do país, ela vem fornecer as principais medidas da economia os agregados macroeconômicos quanto foi produzido, consumido, investido e quanto de renda foi gerada e como foi apropriada.
Outro assunto citado na unidade II foi os conceitos de fluxo circular. Este fluxo é uma espécie de diagrama que nos permite estabelecer e explicar os principais agregados. Quando falamos em transações monetárias identificamos dois fluxos principais: o Fluxo Real que representa a circulação de bens e serviços e fatores de produção pela economia e o fluxo monetário que será a remuneração paga do