A IMPORT NCIA DA MACROECONOMIA E MICROECONOMIA
Xanxerê
2013
A importância da macroeconomia e microeconomia
A macroeconomia vive em um cenário de muitas dúvidas, especulações e grandes riscos, os empresários por sua vez que querem acompanhar o mercado tem de ficar atento nas mudanças da economia brasileira e mundial.
Depois que o país passou por momentos críticos e turbulentos, com a inflação descontrolada que gerava preocupações para os brasileiros, geralmente com aumentos repentinos dos preços causando a falência de várias empresas. A economia se estabilizou após a criação do Plano Real em 1994. Com uma moeda forte e a inflação controlada, o aumento da renda das classes mais baixas e também o aumento do prazo para sanar as dívidas, impulsionou a economia brasileira gerando mais oportunidades de emprego e consequentemente o aumento do PIB (produto interno bruto).
Mesmo com a economia estabilizada o Brasil sofre muito com Governos e suas oposições, com uma carga tributária alta e com reformas políticas que nem sempre vem de encontro com as ideias da população, afetando o crescimento do país.
Ao contrário do que muitos empresários pensam suas empresas estão diretamente ligadas à economia mundial. Se uma empresa produz produtos ou serviços de primeira necessidade e não é financiada, ela é menos afetada do que uma empresa que depende de financiamento, pois ela está sujeita ao comércio exterior com importação e exportação dependendo da taxa cambial, sendo afetada com o que esta acontecendo na macroeconomia.
Por isso o empresário deve sempre olhar com cuidado na macroeconomia, pois sua empresa pode estar diretamente ligada a ela, e pode sofrer algumas consequências. Porém não é motivo para os empresários se apavorarem, devendo sempre estar atentos ao aumento dos juros com seus financiamentos e do dólar. Eles têm de tomar as decisões certas para não sofrer no futuro. Mesmo com todos esses problemas da