resenha de macroeconomia
RESUMO DA UNIDADE 1
A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, por exemplo.
Para compreendermos melhor a macroeconomia precisamos de uma linha de estudo sobre as curvas IS-LM e as curvas de Phillips, que permite um tratamento unificado.
A curva IS retira a sua designação do fato de corresponder as diferentes combinações possíveis entre taxas de juros e níveis de produção para os quais o investimento planeado (designado por I) iguala a poupança planeada (designada por S). A curva IS assume a forma descendente da esquerda para direita no âmbito da representação gráfica do modelo IS-LM.
A curva LM é designada pelo fato de representar o conjunto de combinações entre taxas de juros e níveis de produto para as quais a procura de moeda ( designada por L ) por estar associada a procura de liquidez, iguala a oferta de moeda( designada por M ). A curva LM assume no gráfico do modelo IS-LM a forma crescente da esquerda para direita pelo fato do aumento do produto aumentar a procura da moeda.
O Conceito da curva de Phillips surgiu no final da década de 50, tornando-se a partir de então um dos principais instrumentos na tomada de decisões de politicas macroeconômicas. A curva de Phillips representa uma relação entre inflação e desemprego que permite analisar a relação entre ambos, no curto prazo.
RESUMO DA UNIDADE 2
Esta unidade apresenta as Contas Nacionais - são apresentadas por meio de um modelo clássico que possui quatro subdivisões: Conta do Produto (Produto interno Bruto),