Resenha Macroeconomia
HEINECK, Luiz Fernando Mahlmann.
HEINECK, Luiz Fernando Mahlmann. Macroeconomia – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/ UFSC; Brasília: CAPS: UAB, 2010.
Bem estruturado, gostosa de ler, séria no que propõe estes capítulos elaborados por Luiz Fernando Mahlmann, aparece num momento muito oportuno da história ao qual nos proporciona um conhecimento maior do mercado. Oportuno porque por estas terras ainda existe uma carência de reflexões criticas sobre o tema abordado, que pode levar o homem à compreensão e transformação do mundo. Por outro lado, a explicitação do processo histórico na ótica apresentada por Luiz Fernando Mahlmann nos permite enxergar, com maior grau de lucidez, as trajetórias do nosso sistema econômico, bem como as teorias defendidas por diversos autores no tema em questão.
A obra de Luiz Fernando é composta de seis capítulos, onde o mesmo trás à lume suas experiências, fazendo uma explanação concisa do comportamento agregado da economia, enfatizando a macroeconomia que tem por finalidade estudar o crescimento da produção e consumo, bem como o pleno emprego, não esquecendo da estabilidade de preços o controle da inflação e a balança comercial favorável.
Na introdução o texto mais intrigante, criativo e desafiador da obra, o autor explicita/enfoca nosso sistema econômico a partir de alguns conceitos que são trazidos a lumes, o qual é muito interessantes e prazerosos de ler. Nesta unidade o autor pontua os fundamentos, os problemas bem como o modelo macroeconômico.
Segundo alguns estudiosos em especial a Profa. Dra. Ana Milani –conceitua Macroeconomia como sendo o estudo da economia como um todo, incluindo o crescimento em termos de renda, as variações nos preços e na taxa de desemprego. A Macroeconomia procura oferecer políticas para melhorar o desempenho econômico e explicar os eventos econômicos de um País. Já traz a Microeconomia sendo o estudo da determinação de preços individualizados e como os consumidores