RESUMO LIVRO DOM CASMURRO
Bento Santiago ou Bentinho, vivia com sua mãe, Dona Glória, tio Cosme, prima Justina e "o agregado", José Dias. José Dias apareceu na família após ter fingido ser médico homeopata quando o pai de Bentinho estava doente e ele o curou, e então o propôs que ficasse morando com eles, com um pequeno ordenado. Quando o pai de Bentinho voltou a ficar doente, José Dias confessou a farsa, e logo o pai de Bentinho morreu, mas mesmo assim Dona Glória pediu para que ele ficasse.
Bentinho tinha 15 anos quando descobriu que era apaixonado por sua visinha Capitu,sua mãe percebe do sentimento do filho pela jovem menina e lembra de sua promessa feita para colocar Bentinho no seminário ¨ Se nascer um filho,farei padre ¨.Bentinho lutou para não ir para o seminário mais nada adiantou,Bentinho foi com a promessa de voltaria para casar com Capitu.
No seminário ele conhece Escobar, que se torna seu melhor amigo e o ajuda a sair do seminário, analisando a promessa que a mãe de Bentinho fez, concluiu que não precisava ser necessariamente
Bentinho o padre, mas outro qualquer, dona Glória concorda e faz padre um órfão aceitando seu filho de volta.
O tempo passa e Bentinho se forma em Direito e casa com Capitu, enquanto Escobar casa com Sancha Gurgel, melhor amiga de Capitu. Escobar e Sancha têm uma filha e colocam o nome de Capitu. Depois de muitas tentativas Bentinho e Capitu têm um filho e colocam o nome de Ezequiel (primeiro nome de Escobar, como se fosse uma homenagem trocada). As famílias tinham grande união e os pais até comentavam que queriam que seus filhos futuramente se casassem, estavam também planejando uma viagem para a Europa, que fariam todos juntos.
Bentinho