Resenha de Diario de um banana
O livro conta a história de Greg Heffley, um garoto que está no ensino fundamental e que decide escrever o dia-a-dia em um diário, ou como ele mesmo diz um livro de memórias. Ele mora em uma casa com sua mãe, seu pai e seus dois irmãos Rodrick e Manny. A sua vida é normal, como todos os outros meninos de sua faixa etária (que não é citada), estuda com um monte de idiotas, quer impressionar as meninas do colégio, quer jogar vídeo game e tem o desejo de se tornar famoso e popular.
Esse é o primeiro livro de uma série que virou Best-Seller do New York Times. Gostei muito, pois é uma história leve e engraçada, logo nas primeiras páginas você já começa a rir e mesmo depois do livro acabar você ainda está rindo lembrando-se das aventuras de Greg. A edição da V&R é bem feita, só não gostei da capa que é muito mole, mas de resto foi um ótimo trabalho.
O autor Jeff Kinney é também ilustrador, então todas as páginas são recheadas de desenhos dos personagens e das situações vividas por eles de um modo cômico, assim faz com que a história fique mais engraçada ainda.
As páginas tem até linhas como se fosse de um caderno e as letras são do estilo "escrita a mão", esses detalhes dá mais realismo, você se imagina lendo um diário de verdade.
A diagramação é ótima e o espaçamento é bem grande por conta das ilustrações.
A série fez tanto sucesso que virou até filme, tenho que dizer que assisti ao primeiro filme que é intitulado com o mesmo nome do livro, assisti antes de ler o livro e gostei bastante (na época não sabia que existia o livro) e o filme é bem fiel ao livro e claro, muito engraçado.
Pode parecer que a história é de criança, mas o livro é para todas as idades, quem ler irá gostar com certeza. A leitura é fácil e rápida, pois o livro é pequeno, o li em poucas horas. Super recomendo a leitura e já estou indo ler o segundo...
CURIOSIDADES
*Em 2010 produziram o filme do primeiro livro que estreou a 19 de Março com Zachary Gordon na personagem principal.