História de Limeira
De acordo com Secretária da Cultura da cidade de Limeira (2014), a cidade surgiu em meados de 1826. A origem é baseada em uma lenda popular. Onde relata que os bandeirante costuma descansar em um pouso chamado rancho do Morro Azul, as margens do Ribeirão Tatuibi. No ano de 1781, uma caravana passava pelo rancho, e nesta caravana, havia o Frei João das Mercês, que trazia consigo uma bolsa com laranjas limas, onde ele acreditava que curava febres. Mas durante a noite ele passou mal e veio a falecer, sendo sepultado no mesmo local junto com as laranjas, onde nasceu brotou uma limeira e aquele rancho passou a se chamar Rancho de Limeira. Com a vinda dos engenhos iniciou a povoação naquele lugar.
BANDEIRA
A Prefeitura de Limeira (2014), define a bandeira:
“A Bandeira Municipal de Limeira, esquartelada em cruz, lembra com este simbolismo, o espírito cristão de seu povo.O brasão, aplicado ao centro da Bandeira Municipal, representa o governo municipal, e o losango branco onde está contido simboliza a própria cidade, sede do Município; a cor branca é o símbolo heráldico da paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza, religiosidade; as faixas brancas carregadas de faixas verdes representam expansão do Poder Municipal a todos os quadrantes de seu território e os quartéis de azul, assim constituídos, as propriedades rurais nelas existentes; o verde simboliza, em heráldica, a honra, civilidade, cortesia, abundância, alegria, e o azul, a justiça, nobreza, zelo, perseverança e lealdade.”
LOCALIZAÇÃO
A cidade de Limeira está localizada a 145 km da Capital São Paulo, e fica na região administrativa de Campinas, onde se constitui-se sede da Microrregião de Limeira, que é integrada pelos municípios de Araras, Leme, Limeira, Pirassununga, Cordeirópolis, Conchal, Santa Cruz da Conceição e Iracemápolis.
Suas margens são cercadas pelas principais vias rodoviárias e ferroviárias, onde ligam os estados de São Paulo, Minas Gerais e região