Resenha de "conciência histórica"
Curso de História – 8º Período
Disciplina de Estágio supervisionado III
Professora: Maria Do Carmo
Aluno: Kaio César de França Nery
Resenha do texto:
GARCIA, Tânia Maria F. Braga. e SCHIMIDT, Maria A. Conciência histórica ecrítica em aulas de História. In: LOPES, Francisco Garcia. Cadernos Paulo Freire. Fortaleza: Secretaria de cultura do Estado do Ceará – Museu do Ceará. 2006.
O texto de Garcia e Schimidt tem por objetivo problematizar alguns elementos norteadores da redefinição dos conteúdos e suas abordagens no ensino de História, principalmente nas séries iniciais, “tendo como finalidade a formação da consciência histórica dos alunos e professores” (2006, p. 5). Este é, pois, um texto que não se limita em discutir novas abordagens para o ensino de história concentrando o seu discurso na reprodução dos conteúdos pelo professor, mas se esforça analisar as diversas faces de uma aula de história, desde o seu planejamento até a sua aplicação.
O texto começa mostrando uma nova tendência nas análises da realidade escolar, esta tendência tem-se utilizado da cultura para indicar formas e possibilidades de se olhar este campo de investigação. Para embasar as discussões que virão no decorrer do texto, as autoras , valendo-se o pensamento de Williams, veem cultura como : “um processo de vida, de caráter social, que deve ser compreendida numa perspectiva relacional com ênfase na interdependência entre todos os aspectos da realidade e na dinâmica social” (2006, p.7).logo, a cultura não pode ser vista como mero reflexo da infra estrutura, mas deve ser entendida a partir de processos relacionais. Este conceito de Cultura é muito pertinente, principalmente para as ideias a cerca do “espaço escolar” que o texto irá nos mostrar.
É lugar comum nos estudos feitos a cerca do espaço escolar, que este espaço é na verdade uma espécie de “resumo da sociedade”, onde todos os aspectos, e tais estudos sempre evidenciam os piores