Introdução a engenharia
O TEXTO – 2
Na
aula
anterior
tratamos das definições de texto e dos contextos em que eles devem ser analisados. Agora partiremos
para estruturação textual. De que forma um texto deve ser organizado? Quais são os erros mais comuns em uma redação? Estas e outras questões serão abordadas nesta aula de número cinco.
1- Organizando o texto
Tal como a construção de um prédio, a construção textual também é feita em etapas, as quais devem ser respeitadas a fim de que toda a estrutura não
venha abaixo. Para que o leitor alcance a compreensão completa do seu texto, é necessário que ele possua uma Introdução, um Desenvolvimento e uma Conclusão. Caso um destes elementos esteja ausente, provavelmente o seu receptor fará uma cara de interrogação. Sabe quando alguém começa a falar de alguma coisa e, do nada, parte para outro assunto sem concluir o raciocínio anterior? Isto deixa a comunicação bastante confusa e, portanto, deve ser evitado.
A introdução
É o cartão de visitas do seu texto, é aqui que você pode “fisgar” ou não o seu receptor. O contato do leitor com as primeiras palavras é fundamental para esclarecer se haverá interesse ou não em continuar a leitura, por isso é importante que o início do texto chame a atenção, que seja interessante e desperte a curiosidade. Na literatura podemos encontrar alguns exemplos interessantes de introdução. Vejamos como Tolstói, grande escritor russo, inicia seu clássico “Anna Karenina” (Adaptado para o cinema novamente em 2013):
“Todas as famílias felizes se parecem entre si; as infelizes são infelizes cada qual a sua maneira”
A frase parece simples, mas está tomada de uma poesia triste e de uma complexidade instigante. Afinal, ficamos sabendo já de cara que provavelmente o que vem pela frente é uma história bastante infeliz. Então qual será a maneira de ser infeliz desta família? Que tragédias irão acontecer? Pergunta-se o leitor e avança as páginas para