Resenha De Bras Cubas
Brás Cubas morre em 1869, com 64 anos, então começou a contar suas memórias. Brás nasceu em 22 de outubro de 1805, após muitos anos, em 1822 conheces Marcela que foi um grande amor, eles ficarão juntos ate que seu pai descobre que ele tinha gastado uma fortuna com ela, então o mandou num navio para Lisboa, lá viajou por vario países da Europa, ate que recebe uma carta de seu pai , para voltar que sua mãe estava muito doente
Então voltou para SP e teve as ultimas palavras com sua mãe, Brás e seu pai vão para o RJ para arrumar uma esposa e o tornar deputado Brás, seu pai apresenta-o para Virgilha, a filha do conselheiro, mas Lobo Neves “rouba” sua pretendente e seu cargo, após isso seu pai morre com doença nos pulmões. Brás pede para Virgilha fugir com ele, mas ela não aceita, então começam a se encontrar escondidos, com isso ela engravida mas perde o filho. Brás já tinha chegado aos 40 anos e ainda não era ministro nem deputado.
Brás às vezes recebia a visita de Quincas, mas não o dava importância só pensava em ter um filho, então Brás se aproxima de Damasceno por causa de sua filha Inha Lolo. Aos 60 anos foi atrás do objetivo de ser ministro, mas não teve sucesso, após filiou-se a uma ordem benéfica. Lobo Neves morre quando iria ser ministro, pouco tempo depois Quincas morre. Brás tinha uma idéia fixa na cabeça e não pensava em outra coisa, então quando pegou um vento pegou uma Pneumonia e faleceu.
O filme se passa na alta sociedade de SP e RJ, na casa que Brás e Virginia se encontravam, no topo de uma montanha, no fórum, em algumas cidades da Europa.
Os personagens foram: Brás Cubas, Lobo Neves, Quincas Borba, Virginia, Damasceno, Inha Lolo, Edilha e Marcela.
O filme foi exibido fora da época de competição. Foi escolhido para abrir a terceira edição do festival internacional em Brasília, recebeu duas premiações, três