Recrutamento e Sele o de RH
A começar com a Provas ou testes de conhecimentos ou de capacidades. Que visam avaliar objetivamente o grau de noções, conhecimentos e habilidades adquiridos por meio do estudo, da prática ou do exercício. Podem ser orais, escritos ou de realização por meio da execução de um trabalho.
Os conhecimentos podem ser:
1. Gerais: usados na identificação do grau de cultura, atualidades e assuntos diversos.
2. Específicos: usados para identificação do grau de conhecimentos técnicos em relação a uma determinada área de atuação.
Há também os testes psicrométricos. Que são medidas objetivas e padronizadas de amostras de comportamento. Referem-se a:
1. Capacidades - habilidade atual da pessoa em determinadas atividades ou comportamentos, adquirida a partir do desenvolvimento de uma aptidão por meio do treino ou da prática;
2. Aptidões – potencialidade ou predisposição da pessoa em aprender determinada habilidade ou comportamento;
3. Interesses ou características de comportamento humano - envolve a determinação da quantidade de presença das aptidões, interesses ou características de comportamento no candidato, baseando-se nas diferenças individuais, que podem ser físicas, intelectuais e de personalidade. A característica principal é a comparação dos perfis individuais.
Testes de personalidade:
Visam analisar os diversos traços determinados pelo caráter e pelo temperamento. Podem ser:
1. Genéricos - quando revelam os traços gerais de personalidade numa síntese global, sendo também chamados de psicodiagnósticos.
2. Específicos - quando avaliam determinados traços ou aspectos da personalidade, como equilíbrio emocional, interesses, frustrações, ansiedade, agressividade, nível motivacional, adaptabilidade ao tipo de função e de ambiente.