Resenha de Artigo Lingerie
Curso de Administração - FACE
Fundamentos de Marketing
Professor: Altair Camargo
Aluno: Carlos Henrique Rodrigues Sanchez de Losada
Resenha do Artigo
O principal objetivo deste artigo foi analisar as atitudes na compra e consumo de lingerie considerando atitudes, consumo simbólico e arquétipos para desenvolvimento de proposta de segmentação. Para tanto foi feito um estudo com uma amostra de 150 mulheres entre 18 e 51 anos. A conclusão do estudo definiu 3 fatores subjacentes dando-lhes o nome de Afrodite Ártemis e Demeter.
O artigo inicia-se citando dados estatísticos que fazem comparações entre as situações das mulheres e dos homens no mercado de trabalho, após isso são mostrados dados a respeito dos hábitos de consumo das mulheres e sua satisfação com a própria aparência. Os dados despontam para que sejam apresentados as grandes melhorias do mercado de moda íntima no últimos tempos. Esse mercado gera cerca de 20 mil postos de trabalho que apresentam o faturamento total em torno de 600 milhões. Inicia-se então a análise do comportamento feminino com relação a lingeries.
Para explicar o comportamento do consumidor há quatro definições mais aceitas:
A primeira se refere a quanto alguém é positivo ou negativo quanto a um produto.
A segunda definição, cabe a predisposições a responder positivamente ou não em relação a um objeto.
A terceira definição considera uma avaliação do objeto.
A quarta considera atitudes como um construto multidimensional. Processos mentais individuais.
Uma breve história das lingeries é citada juntamente com campanhas de marketing feitas para os produtos do mercado de moda íntima. O Brasil é um pais de cultura narcísica onde as lingeries tem sido cada vez mais valorizadas. São então citados os arquétipos citados no início desse texto sendo eles: Demeter/Mãezona (Jung 2007), Afrodite/Sedutora (Konzen 2000), Artémis/ feminista do século XXI(Nabholz e Barros (1996). A amostra foi