Resenha da Saúde Pública Brasileira
Faculdade de Ciências e Tecnologia de Brasília
Curso: Gerencia em Saúde
Professora: Margarete
Aluna: Berenice Zuza Costa Nathália Ferreira
Resenha
Taguatinga – 2014
A História da Saúde Pública Brasileira
A história política, econômica e evolução da saúde pública no Brasil teve início no século XX, no período colonial quando houve os primeiros surtos de epidemias em São Paulo e Rio de Janeiro (aparecimento de doenças como; a malária, febre amarela e peste bubônica); e as pessoas só contavam com atendimento das santas casas de misericórdia, mantidas pela igreja; as irmãs de caridade atuavam dando assistência aos pobres.
Os primeiros estudos sobre saúde coletiva na América latina, começaram devido a influência dos movimentos sociais na Europa, e no Brasil a história da saúde coletiva se aproxima do movimento da reforma sanitária no Brasil, em 1917 os operários entram em greve abalando fábricas no Rio de Janeiro e em São Paulo. O movimento de reforma sanitária organizou uma conferência nacional de saúde no qual propôs a criação do Sistema Único de Saúde.
A medicina preventiva defende ações de inclusão de disciplinas nos cursos de medicina, como; epidemiologia, bioestatística e a administração dos serviços de saúde, já a medicina social tem como base o princípio de integralidade e equidade. A partir da criação de cursos de pós-graduação em saúde pública e medicina social, novos debates foram surgindo e culminaram no rompimento com as lógicas das Medicinas Preventiva e Social. Com isso pode-se dizer que a Saúde Coletiva nasce de confrontos conceituais e práticos no âmbito da saúde.
Hoje em dia os cursos de formação em Saúde Coletiva formam profissionais com competências direcionadas para práticas de suprir a necessidade da população em relação à saúde