Resenha Crítica: “Marcas de letramento: efeitos equívocos de um funcionamento”
UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA
LUANNA RAQUEL DE LIMA SOUZA
RESENHA CRÍTICA
CALIL, Eduardo (2004). “Marcas de letramento: efeitos equívocos de um funcionamento”. In Corinta Maria Grisolla Geraldi, Claudia Rosa Riolfi e Maria de Fátima Garcia. (Org) Escola Viva: elementos para construção de uma educação de qualidade social. Campinas: Mercado de Letras, p. 333 – 3353.
Um tema bastante recorrente no âmbito educacional hoje é a discussão sobre a relação alfabetização/letramento. Discute-se bastante sobre a importância da alfabetização, mas essa de mãos dadas com o letramento. E no âmbito da aquisição de linguagem essa é uma discussão bastante válida, como concluímos ao ler o artigo “Marcas de letramento: efeitos equívocos de um funcionamento”, de Eduardo Calil.
Calil aborda em seu texto, como já foi dito, o letramento relacionado à aquisição de linguagem. Como o artigo é voltado mais pra análises do que teorias, ele se torna uma ótima ferramenta para se entender como se dá o letramento em indivíduos que estão adquirindo tanto habilidades de escrita quanto de leitura/orais.
O texto traz discussões bastante relevantes para se entender esse processo de letramento. Inicia-se trazendo a relação existente entre alfabetização e letramento e tentando manter distinção entre os dois. Talvez por ser um texto mais voltado para análise do que para teoria, ele não define bem o que é cada um desses termos para depois fazer uma distinção entre eles. Porém cita Magda Soares, uma especialista na área, que pode proporcionar ao leitor uma leitura mais aprofundada do tema para uma melhor compreensão.
A discussão continua, através de exemplos de textos (orais e escritos) de crianças que estão em processo de aquisição dessas duas habilidades. Utilizando os textos das crianças ele aborda questões importantes como: a presença do erro e seu importante papel na aprendizagem e no letramento. Traz os erros como “marcas do processo de