Pluviometria
Estudante do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
Análise de zonas em séries temporais de precipitação no Estado de Mato Grosso
1.Introdução
É importante compreender que razão pela qual é feita realização da análise de séries temporais de precipitação no estado de Mato Grosso, é a comprovação de uma verdadeira consistência entre dados disponibilizados pela Agência Nacional de Águas (ANA) através do portal HidroWeb e os resultados obtidos depois da análise, o que fundamenta a relevância deste estudo. Pois a caracterização da variabilidade temporal é imprescindível no sentido de se quantificar os efeitos ocasionados por sua ação sobre a região e localidades próximas.
Como todas as variáveis hidrológicas, a chuva, com seu ciclo, também é variável no espaço e no tempo, que por sua vez, está ligada diretamente ao fluxo de calor latente e a evapotranspiração, que têm sido afetados continuamente pelo desmatamento, queimadas e o aumento dos gases do efeito estufa, mudando a característica hidrográfica nacional e regional, em particular.
As características atmosféricas de um determinado local são influenciadas pelas condições reinantes no lugar, resultantes da combinação de algumas grandezas físicas denominadas elementos climáticos. Tais condições são chamadas de tempo meteorológico, popularmente chamadas de “condições do tempo” (AYOADE, 2002). Sintetizando, o clima é a generalização das diferentes condições de tempo que prevalecem em determinado lugar e exige um número maior de informações, como a freqüência de alguns fenômenos meteorológicos mais comuns no local, além das condições médias de tempo.
O tempo varia em curto período cronológico, por exemplo, um dia. O clima,entretanto, varia de um local para outro, principalmente devido às variações da intensidade, quantidade e distribuição dos elementos climáticos, entre os quais, os mais simples de serem obtidos, e mais