gráfico pluviometria
FICHA INFORMATIVA DE GEOGRAFIA - 10º ANO
FICHA Nº____ A Estrutura Etária
Nome________________________________________________________Nº___Turma ___
A estrutura etária de uma população consiste na sua repartição por grupos de idades e sexos. A sua análise é muito importante para a caracterização de uma população, nomeadamente no planeamento de determinados equipamentos colectivos no sector da saúde, da educação e da segurança social: creches, escolas e lares para idosos. É ainda importante na tomada de decisões estratégicas de grandes implicações sociais, como a alteração da idade de reforma, a criação de emprego ou a habitação.
Na estrutura de uma população, há três grandes grupos etários:
Os jovens: dos 0 aos14 anos;
Os adultos: entre os 15 e os 65 anos;
Os idosos: com mais de 65 anos.
Existem quatro tipos de pirâmides etárias quanto à sua forma:
Pirâmide jovem ou crescente – Apresenta uma base larga e um topo estreito. É característica de um país menos desenvolvido com elevadas taxas de natalidade e esperança média de vida baixa. Predominam os jovens.
Pirâmide adulta ou de transição – Tem a zona central quase tão larga quanto a base. É característica de países em desenvolvimento, que registam uma quebra recente no valor da natalidade e um grande peso da população em idade adulta.
Pirâmide idosa ou decrescente – Possui uma base estreita e um topo largo. Há um predomínio de idosos. É típica dos países mais desenvolvidos, que registam, desde há muito tempo, grandes quebras na natalidade, associadas à diminuição da fecundidade e à elevada esperança média de vida.
Pirâmide rejuvenescente – Distingue-se da anterior (Idosa), pelo aumento significativo e recente da natalidade, muitas vezes consequência de políticas governamentais (Políticas natalistas).