Caldeiras
Caldeiras ou geradores de vapor são equipamentos destinados a mudar o estado da água, do líquido para o vapor, através de uma troca térmica entre um combustível e a água. A energia necessária à operação, isto é, o fornecimento de calor sensível à água até alcançar a temperatura de ebulição, mais o calor latente a fim de vaporizar a água e mais o calor de superaquecimento para transformá-la em vapor superaquecido, é obtida pela queima do combustível.
O vapor produzido é usado em aquecimento, acionamento de máquinas motrizes (turbinas e máquinas alternativas), em processos industriais (indústrias de alimentos, bebidas, papel e celulose, têxtil, metalúrgica, Química), esterilização, geração de energia elétrica, entre outros.
Vapor de água é usado desde os primórdios do desenvolvimento industrial. Vários fatores colaboraram para a geração de energia através do vapor. Como por exemplo, a água é o composto mais abundante da Terra e, portanto de fácil obtenção e baixo custo. Na forma de vapor tem alto conteúdo de energia por unidade de massa e volume. Além disso, as relações temperatura e pressão de saturação permitem utilização como fonte de calor a temperaturas médias e de larga utilização industrial com pressões de trabalho perfeitamente toleráveis pela tecnologia disponível, já há muito tempo.
As caldeiras ou geradores de vapor são equipamentos destinados a basicamente transformar água em vapor. A energia necessária para esta finalidade, fornecer calor até que a água alcance a temperatura de ebulição, com finalidade de vaporizar a água e transformá-la em vapor superaquecido, é dado pela queima de um combustível.
Classificação
As caldeiras podem ser classificadas como Aquotubulares, Flamotubulares e mistas. Caldeiras Aquotubulares
Nas Caldeiras Aquotubulares os gases da queima do combustível circulam por fora dos tubos, e a vaporização da água se dá dentro dos mesmos. Caldeiras Flamotubulares
Nas caldeiras flamotubulares os gases de