Resenha crítica - políticas públicas
Carlos Rogério Couto dos Santos
RESENHA CRÍTICA: AS ARENAS POLÍTICAS E O COMPORTAMENTO DOS ATORES
Rua, Maria das Graças. Políticas Públicas/Maria das Graças Rua – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; (Brasília): CAPES: UAB, 2009.
MARIA DAS GRAÇAS RUA é professora da Universidade de Brasília e consultora da UNESCO em pesquisas e avaliações, principalmente para questões de gênero, juventude e violência. Bacharel em Ciências Sociais, fez pós-graduação em Ciência Política no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Brasil. Entre muito trabalhos, destaca-se sua tese de doutorado: Políticos e Burocratas no Processo de Policy-Making: A política de Terras no Brasil, 1945-1984.. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho de Políticas Públicas da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS).
A diferenciação social é uma das principais características na sociedade moderna, envolvendo assim conflitos. A política envolve coerção, possibilidades enfim, a política é a resolução pacifica de conflitos de acordo com Schmitter.
Das Graças Rua afirma que é toda política pública (policies), que por sua vez são outputs, ou seja, resultantes da atividade política. Ela diferencia a política pública da decisão política , sendo que a política pública envolve ações e estratégias para implementar as decisões.
A autora esclarece que nem toda decisão política se transforma numa política pública, mas que toda política pública implica uma decisão política.
A diferença entre os inputs e o withinputs é que os primeiros são originários do meio ambiente, enquanto que os segundos tratam-se de demandas originadas do sistema político. Eles expressam demandas e suporte. No texto de Graças Rua, ela relata a existência de