Objetivos e metas do ideb
Entende-se por Avaliação Institucional , aquela em que o processo de avaliação é inserida em escolas públicas e privadas para avaliar , estas instituições com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino. A educação brasileira não dispunha de uma metodologia que nos permitisse avaliar , de forma sistemática , a qualidade das ações dos educadores e da escola. Nos últimos anos instituições educacionais públicas e privadas lançaram-se de uma busca de métodos e técnicas que as ajudassem a melhorar a qualidade da educação brasileira em todos os níveis e modalidades.
Foram criadas diversas instâncias de avaliação da educação , abrangendo diversos níveis de ensino , entre elas estão : SAEB – Sistema de avaliação da Educação Básica , tem por objetivo a definição de prioridades e a melhoria da qualidade de ensino , fornecendo informações sobre a qualidade, a eqüidade , e a eficiência da educação nacional , de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras . Temos também o ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio ) é um exame anual destinados aos alunos em vias de concluir ou que já tenham concluído o ensino médio.
O Ideb foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e naProva Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. O mecanismo foi muito bem avaliado por especialistas justamente por unir esses fatores. Sendo assim, se uma escola passar seus alunos de ano sem que eles tenham realmente aprendido, por exemplo, isso ficará claro a partir da análise do desempenho dela no