Resenha crítica manejo de recursos naturais
NOME: Danielle Mayara Pereira Lobo R.A: 209001212
“Classification of Natural Resources” (Norwegian University of Science and Technology, 2003, 21 p.) de Päivi Lujala, traz uma discussão profunda sobre formas de classificação para os recursos naturais, considerando-os como fator de influência econômica e de indução para conflitos. O trabalho busca classificar recursos minerais em situações conflituosas, com base em aspectos naturais, de exploração, tratamento, transporte e estocagem.
Fica clara a necessidade de uma classificação que auxilie principalmente o governo em decisões econômicas, que em certos trechos é mostrado como um órgão falho no tocante a esse assunto.
Com um foco ecológico surge a utilização dos termos renovável e não renovável, ressaltando sem argumentos suficientes que os recursos renováveis são comumente mais envolvidos em situações conflituosas e também mais integrados ao ecossistema do que os não renováveis.
Acerca de crescimento econômico, é introduzida a polêmica teoria de que a abundância de recursos naturais tem uma relação negativa com o crescimento econômico, embora não sejam demonstradas especificações de quais recursos apresentam maior impacto na economia.
Outro ponto considerado é do tratamento dos recursos minerais como pontuais ou difusos, já que os segundos são mais facilmente atacados por rebeldes, pela dificuldade de controle do governo.
Buscando analisar quais recursos naturais seriam mais facilmente obtidos e consequentemente sendo alvos mais fáceis pra saques. Diante disso, por exemplo, recursos de exploração difícil são menos visados por rebeldes, cuja mão de obra e tecnologia são precárias.
De forma geral, fica clara a ideia de que os conflitos são facilmente induzidos pela abundância de recursos naturais, embora não sejam apresentadas evidências claras para isso, uma vez que o foco está na classificação, que é fortemente mostrada como