resenha a historia das coisas
Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária
Resíduos sólidos
Quixadá-CE
2015
Paulo Victor Rodrigues de Oliveira
Resenha Crítica – A história das coisa
Resenha apresentado para avaliação do Professor Reinaldo Fontes, na disciplina de resíduos sólidos.
Quixadá-CE
2015
Resenha Crítica - A história das coisas
O curta metragem foca bem a relação existente entro os problemas socioeconômicos e os ambientais, o que se diz relação ao consumo exagerado de satisfação pessoal, que tem como consequência gera uma significativa quantidade de resíduos gasosos, líquidos e principalmente sólido.
No mundo pós-revolução e capitalista que vivemos o consumo desenfreado é o que move a economia já previsto pelo analista econômico Victor Lebow, a satisfação do ego por bens de consumo pouco duráveis.
O grande fator que impulsionou a revolução industrial foi ter tido uma guerra anterior a ela, pois por incrível que pareça a guerra tem o lado positivo que é o crescimento tecnológico, graças a isso pode-se instalar um novo sistema linear de produção formado por extração, produção, consumo, tratamento de lixo, mas para uma cadeia produtiva tão grande não é necessário somente isso, falta muitas outras variáveis a serem levantadas. A liberação de agentes tóxicos, a desvalorização da mão de obra da cadeia de produção, as sonegações de impostos que são realizadas, não é somente um impacto ambiental, como econômico, ético, humano e social. Cadeia essa que busca produção descartável, de ciclo de vida útil muito curtos, fazendo com que a velocidade de descarte de produto seja maior cada vez mais, um sistema insustentável, sem preocupação e respeito as gerações futuras, levando-se em conta somente a valorização e a realização pessoal de possuir um bem de consumo e através dele mostrar meu poder de comprar, que tudo que eu quero, eu posso e eu consigo. Pode observar também um problema na administração