tecnologia de soldagem
SOLDA OXIACETILENO
A soldagem oxi-acetilênica é um processo no qual
a união das peças é obtida pela fusão localizada do metal por uma chama gerada pela reação entre o oxigênio e o acetileno.
Pode ser necessário a utilização de material de
adição, que em forma de arames é aplicado pelo soldador com uma mão, enquanto que, com a outra, ele manipula o maçarico.
A proteção do metal fundido é proporcionada
pelos gases resultantes da queima primária em uma chama corretamente ajustada.
SOLDA POR FUSÃO
1 - As superfícies a serem soldadas são aquecidas pela chama até a fusão das bordas , formando uma poça de fusão, que estabelece a interação entre as duas peças.
(autógena)
2 - Conforme a espessura ou as condições de soldagem do material base há a necessidade de adição ao processo de mais material na forma de varetas (material de adição)
Clique
Clique no no ícone ícone para para adicionar adicionar uma uma imagem imagem SOLDA POR
BRASAGEM
Nesse processo, há sempre a adição de metal não ferroso, que se funde na região de soldagem, que estará aquecia a uma temperatura conveniente.
Assim, a união é feita, aquecendo-se o material base, sem fundi-lo, até temperaturas correspondentes à fluidez do material de adição.
CORTE
O oxi-corte é, na realidade, um processo de combustão. Quando uma chapa de aço é cortada o ferro presente na sua composição, aquecido por uma chama à sua temperatura de ignição, reage com o oxigênio produzindo óxidos de ferro, que serão removidos da área de reação pelo sopro da chama.
SOLDA OXIACETILENO
Dependendo do metal a ser soldado pode ser necessário a utilização de um fluxo que promove a remoção e a dissolução dos óxidos e impurezas superficiais.
O fluxo normalmente levado até a região da soldagem com auxilio do arame do material de adição.
A soldagem oxi-acetilênica utiliza um equipamento simples e de baixo custo e