Tecnologia da soldagem de ferros fundidos
As características mecânicas dependem da microestrutura e distribuição dos elementos constituintes principalmente a grafite livre.
O Diagrama Fe-C mostra que acima de 2%região ferro fundido ,com 4,3%C ponto eutetico entre 2 e 4,3%C hipoeutético corresponde a maioria dos ferros fundidos utilizados, e acima de 4,3%C hipereutético.
Para simplificar a avaliação do efeito da composição química em ferros não-ligados, é costume se empregar o carbono equivalente, que relaciona o conteúdo total de carbono mais fósforo na equação.
Os ferros hipereutéticos tem tendência à formação de escoria grafitosa que se forma e flutua livre no ferro fundido que se precipita na solidificação sob condições normais de resfriamento.Em ferros fundidos hipoeutéticos C mais baixos a tendência maior na solidificação é para a formação de ferro fundido branco ou mesclado.
Ferro fundido cinzento é o mais empregado em quase todas as necessidades industriais,sua composição é 0,8%C combinado. O resto do carbono de até 4% do total é grafite livre na matriz de ferro carbono. A cor cinzenta na superfície fraturada e fornecida pela grafite. Isto acontece porque grafite livre ocorre como flocos que atua como pequenas trincas internas tornado o material frágil, sem escoamento. Os ferros fundidos cinzentos tem uma microestrutura típico: matriz perlítica com veios de grafite dispersos.
Os ferros fundidos cinzentos são barato, de boa resistência mecânica e ao desgaste, de fácil usinagem, é obtido pelo resfriamento lento, é de fácil fusão, tem um elevado coeficiente de amortecimento (os veios de grafita absorvem o impacto e o som).