solda
Terminologia e simbologia de soldagem
Terminologia e Simbologia de Soldagem
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A solda tem por si só uma grande importância, muitas coisas existentes em nosso cotidiano é feita por ferro, alumínio, etc. Ao conhecer mais a fundo essa atividade, podemos ver com complexidade a forma que é trabalhada e seus detalhes. Agora vamos conhecer melhor algumas de suas simbologias e conceitos nela existentes.
2 TIPOS DE SOLDAGEM
2.1 PROCESSO DE SOLDAGEM POR ARCO SUBMERSO
O processo de soldagem por arco submerso é um processo no qual o calor para a soldagem é fornecido por um (ou alguns) arco (s) desenvolvido (s) entre um (s) eletrodo(s) de arame sólido ou tubular e a peça obra. Como já está explícito no nome, o arco ficará protegido por uma camada de fluxo granular fundido que o protegerá, assim como o metal fundido e a poça de fusão, da contaminação atmosférica.
Como o arco elétrico fica completamente coberto pelo fluxo, este não é visível, e a solda se desenvolve sem faíscas, luminosidades ou respingos, que caracterizam os demais processos de soldagem em que o arco é aberto.
O fluxo, na forma granular, para além das funções de proteção e limpeza do arco e metal depositado, funciona como um isolante térmico, garantindo uma excelente concentração de calor que irá caracterizar a alta penetração que pode ser obtida com o processo.
2.2 SOLDAGEM FERRO FUNDIDO
O artigo descreve a soldabilidade dos ferros fundidos dos tipos: ferro cinzento, ferro nodular e ferro branco ( ou coquilhado). A maior parte dos ferros fundidos são feito em ferro cinzento sendo este soldável .Ferro maleável e nodular são também soldável mas eles requerem um tratamento térmico após a soldagem para restabelecer a seu estado normal de