Tecnologia da soldagem
Eletrodo
1 – O arco elétrico é a fonte de calor mais utilizada na soldagem por fusão de materiais metálicos e consiste de uma descarga elétrica sustentada através de um gás ionizado a alta temperatura, conhecido como plasma, podendo produzir energia térmica suficiente para ser do em soldagem, pela fusão localizada das peças a serem unidas.
2 – Os principais elementos de um circuito de solda elétrica são a fonte geradora (pode ser um gerador ou transformador – retificador, sendo que estes fornecem a corrente elétrica), Metal base (estrutura a ser soldada), e eletrodo (arame metálico revestido, que irá fornecer o metal de adição que irá fluir pelo arco)
3 – Neste tipo de soldagem usa-se eletrodo revestido (consumível) constituído de uma vareta metálica, a alma, recoberta por uma camada de fluxo, o revestimento.
4 – Voltagem em circuito aberto é aquela medida nos terminais da máquina quando esta não está soldando, sendo que, quanto maior essa voltagem mais fácil a abertura do arco. Voltagem no arco é a voltagem medida entre o eletrodo e o metal base enquanto se está soldando.
5 – Soldagem com eletrodo revestido é a união dos metais pelo aquecimento oriundo de um arco elétrico entre um eletrodo revestido e um metal base, na junta a ser soldada. O metal fundido do eletrodo é transferido através do arco até a poça de fusão do metal base, formando assim o metal de solda depositado. Uma escória, que é formada do revestimento do eletrodo e das impurezas do metal base, flutua para a superfície e cobre o depósito protegendo esse depósito da contaminação atmosférica e também controlando a taxa de resfriamento.
6 - Este processo é o mais utilizado por possuir como características a simplicidade do equipamento, resistência e qualidade das soldas e baixo custo. Tem grande flexibilidade e solda a maioria dos metais numa faixa grande de espessuras e pode ser feita em quase todos os lugares e em