Ideologia Marxista
Antes de iniciamos a temática, proponho analisamos o que é ideologia, vejamos então:
“O conceito de ideologia aparece em Marx como equivalente de ilusão, falsa consciência, concepção idealista na qual a realidade é invertida e as ideias aparecem como motor da vida real. (...) No marxismo posterior a Marx, sobretudo na obra de Lênin, ganha um outro sentido, bastante diferente: ideologia é qualquer concepção da realidade social ou política, vinculada aos interesses de certas classes sociais particulares”. Práxis Historia.
Porem para Karl Marx, a ideologia era o entendimento de classe dominante demostravam ser real e natural nos olhos do povo, daquela classe, vejamos:
“As representações, o pensamento, o comércio intelectual dos homens surge aqui como emanação directa do seu comportamento material. O mesmo acontece com a produção intelectual quando esta se apresenta na linguagem das leis, política, moral, religião, metafísica, etc., mas os homens reais actuantes e tais como foram condicionados por um determinado desenvolvimento das suas forças produtivas e do modo de relações que lhes corresponde, incluindo as formas mais amplas que estas possam tomar. A consciência nunca pode ser mais que o Ser consciente; e o ser dos homens é o seu processo da vida real”. (Marx e Engels,1932-1976)
A ideologia Marxista poderia dizer que hoje é o dito constitucional que todos são iguais perante a lei, a busca de igualdade, era fortemente defendido por Marx, no processo de vida real, através do ser consciente, principalmente no capitalismo, na busca pelo lucro “justo”. Porem para o movimento posterior a Marx, chamado de Marxismo trás um outro sentido, sendo que a ideologia é a realidade dos grupos particulares que defendem o desejo de ter direitos iguais perante a nossa sociedade, como por exemplo, os trabalhadores domésticos.
Ao versa sobre a temática, gosto muito do fundamento da ideologia de Marx defendida em sua tese por Manoel Dias, no II