Resenha Crítica - Em busca do Éden
“EM BUSCA DO ÉDEN”
DOS AUTORES MICHELLE GUERALDI E JOELSON DIAS
BRASÍLIA
2014
A economia tem se tornado alicerce para que se realize a prática de movimentos migratórios. O que pode proporcionar grandes oportunidade de emprego e desenvolvimento em outros países, também facilita e faz crescer práticas ilegais como o tráfico de migrantes e o tráfico de pessoas.
A procura de melhores condições de vida e do desenvolvimento profissional, faz com que a demanda para essas migrações cresçam gradativamente no mercado atual. O grande problema dessa busca constante para as riquezas materiais, são os métodos que utilizam e que por sua vez são ilegais. O perfil da pessoa que se envolve tanto para o tráfico de migrantes quanto para o tráfico de pessoas, é semelhante.
Ambos são pessoas, na maioria dos casos, de baixa renda, inocentes, que têm pouca instrução e cultura e que têm por objetivo ingressar no mercado de trabalho estrangeiro para encontrar o seu crescimento profissional.
Para alcançarem esses países é necessário autorização que nem sempre é facilmente adquirida devido as políticas antimigratórias. Porém os aliciadores alegam ter facilidades para se realizar o translado burlando as leis de imigração para proporcionar o emprego estrangeiro almejado. Dessa forma encantando o aliciado e convencendo-o a ingressar no estrangeiro de modo ilícito.
Há dois métodos ilegais de se ingressar em países estrangeiros. Por meio do tráfico de migrantes ou do tráfico de pessoas. O tráfico de migrantes consiste em facilitar a entrada ilegal de uma pessoa em outro Estado em que não possua autorização, mediante algum tipo de pagamento. Nesse mercado os riscos são de que os migrantes sejam detidos e deportados, que adoeçam ou cheguem a óbito devido as condições precárias do transporte.
Os custos para esses traficantes são mínimos. Recebem antecipadamente um determinado valor para as despesas de transporte. E