Analisando "lady lilith", de dante gabriel rossetti
2862 palavras
12 páginas
O século XIX consiste num período histórico de profundas transformações na Inglaterra. No auge da Revolução Industrial e da Lógica Puritana, encontrava-se o país em uma situação econômica favorecida, em razão da crescente industrialização possibilitada pela introdução das máquinas e do sistema fabril, em contraposição às manufaturas do período anterior.A Época Vitoriana, que vai de fins do século XIX ao início do século XX, foi, porém, uma época de contradições. Numa sociedade puritana, que enfatizava os valores éticos como o respeito, a polidez e a discrição, na verdade consistia num desumano contexto para aqueles de classes sociais menos abastadas, sendo destituídos de sua própria consciência de sociedade pelo capitalismo industrial. Quanto a isso, Argan escreve: "(...) O custo do progresso industrial era a impiedosa exploração dos trabalhadores, o aviltamento do povo, a degradação cultural das classes dirigentes"[1], um tempo de repressão moral e preconceito, acobertado por um puritanismo que se restringia a poucos.
Nesse contexto, a arte torna-se igualmente um sub-produto do capital econômico, algo que suprisse as necessidades imediatas de uma nobreza e burguesia ociosa, decaindo a um nível de baixo anedotismo, de moral utilitária, de entretenimento.
Em favor de uma renovação no campo da Arte, surgem teóricos e pensadores com a necessidade de sanear esta forma utilitária de ver a arte,entre elesJohn Rustink. Poeta e desenhista romântico, Rustink enfatiza a sensibilidade estética, o subjetivo em contraponto à razão, apontando para a necessidade de mudança social para que se houvesse realmente uma Arte Moderna com princípios estéticos[2]. Para isso, defende o retorno ao gótico na arquitetura e à arte figurativa o retorno aos primitivos artistas anteriores à Rafael e Michelangelo.
Em torno desses ideais surge um grupo de artistas dispostos a renascer a arte inglesa, auto-intitulados Pré-Rafaelitas, dentre os quais analisaremos neste trabalho em