Resenha crítica: ecologia em interação com a justiça e paz.
BÍBLIA SAGRADA. Salmo 104.24. “Quão numerosas são tuas obras, Iahweh, e todas fizestes com sabedoria! A Terra está repleta das tuas criaturas”. (Sl 104.24)
A Globalização é um sistema econômico que se apresenta como um modelo certo de aumento das riquezas com o fim de acabar com a pobreza e por fim nas desigualdades sociais. No entanto o que se vê é o distanciamento cada vez maior do rico e o pobre. Com o advento da Revolução Industrial a globalização até alcançou grandes proporções, mas isso do âmbito da rentabilidade, porque as necessidades da vida diária do ser humano não são globalizadas, como: a saúde, uma boa nutrição, a educação para toda sociedade, o acesso ao emprego e ao salário sem desigualdade, uma moradia decente para os menos favorecidos.
Os globalizadores não levam em conta que todo ser humano foi criando por Deus para preencher a terra e dominá-la (Gn 1.26). Uma das características da Globalização é o aumento das riquezas de quem já tem. O crescimento da pobreza, os alimentos cada vez mais escassos, além dos problemas oriundos das mudanças climáticas que também é uma injustiça. A NASA em um dos seus relatos comentou que: “Neste ano tivemos um padrão raro de temperatura no verão da Groenlândia. A temperatura de toda a região do Ártico está mais alta. Esses dois fatores resultaram nas imagens que vimos”. A população de baixa renda é quem sente mais os impactos do aquecimento global.
O Ser humano está vivendo momentos que exige uma repensada sobre a sustentabilidade do planeta Terra. O descaso com o meio ambiente e as injustiças sociais, as alterações feitas pelo próprio homem no sistema ambiental tem afetado a Terra de maneira perversa. Considerando o papel das Igrejas cristãs e o que ela representa para a Terra, as questões ambientais e ecológicas compõe um paradigma na missão que ela tem de através de reflexões dos ensinos bíblicos modificarem mentes e comportamentos.
A Igreja é a