Viol ncias e dilemas do controle social nas sociedades da modernidade tardia
Sociólogo, Professor do Departamento de Sociologia e do Programa de PósGraduação em Sociologia, Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da
UFRGS, Pesquisador do CNPq; Membro do Conselho Nacional da SBPC, VicePresidente da Associação Latino-Americana de Sociologia
(jvicente@portoweb.com.br)
Violências e dilemas do controle social nas sociedades da
"modernidade tardia"
RESUMO
O objetivo deste artigo é analisar os fenômenos da violência difusa na sociedade contemporânea e discutir os dilemas do controle social. A emergência de uma noção de segurança cidadã, na perspectiva da mundialização, supõe a construção social de novas modalidades de controle social orientadas pelo respeito à dignidade humana. Palavras-chave: controle social; conflitualidades; segurança cidadã.
ABSTRACT
The objective of this article is to analyze the phenomenon of diffuse violence in society and to discuss the dilemmas of social control. The emergence of the notion of citizen safety, as seen from the perspective of globalization, presupposes the construction of new modes of social control based on respect for human dignity.
Key words: social control; conflict; citizen safety.
O objetivo deste artigo é analisar os fenômenos da violência difusa na sociedade contemporânea e discutir os dilemas do controle social, informal e formal. Estudaremos as modificações na construção de objetos sociais, expressos como problemas sociais, construídos por atores, instituições e discursos: "conflitualidade", "violência", "criminalização", "controle social", "tecnologias sociais de poder", "conflitos sociais" e "lutas sociais contra a violência". O alvo teórico é continuar o desenvolvimento de uma Sociologia da Conflitualidade, abordagem sociológica que pretende explicar os processos de conflitualidade social, contraditórios e conflitivos, salientando a necessidade da discussão política sobre o controle social.
Quais as possibilidades de ser instituída uma