Resenha Crítica do livro Invasão Cultural Norte Americana
Paraíso
MBC - Comunicação e mídia
Ariana Pesqueira Rabello de Oliveira
São Paulo
2013
Resenha Critica
Título do livro: A invasão cultural norte-americana
Autora: Júlia Falivene Alves
Editora: Moderna
N° de Páginas: 192
No livro A invasão Cultura Norte Americana, a autora nos leva a uma reflexão breve, porem bastante interessante a respeito de um assunto que nos passa desapercebido a maior parte do tempo. O quão profunda e a influencia dos Estados Unidos sobre o modo de vida, a cultura e principalmente sobre o modo de consumo Brasileiro.
O USA, como a autora chama os “yankees” no livro, são hoje inegavelmente a cultura dominante do mundo. Mas isso não acontece somente porque eles tem um poderio bélico fantástico, mas porque os Estados Unidos possuem uma maneira muito mais eficiente de imputar sobre mundo o seu domínio, O consumo.
O perfil da criança brasileira é muito claro, morenos, filhos de brancos e negros, alguns descendentes de índios, classe média baixa para baixa, com baixo grau de instrução, sem conhecimento de língua estrangeira. Mas de maneira muito hábil, a autora relativiza isso com uma análise de seus desejos de consumo. Por exemplo, estas crianças não se interessam por bonecas indígenas, sacis, soldadinhos do exército brasileiro. Querem soldadinhos americanos, power rangers, transformers. Garotas querem ser e ter a Barbie, uma boneca loira, alta, magra, rica, da moda... e americana.
Uma serie de bibliografias e de pesquisas são apresentadas a fim de afirmar que realmente somos rodeados de influencia americana. Usamos calças Jeans, Tênis, tênis da marca Nike ainda por cima, nosso natal tem um papai Noel de roupa de pelos, com um trenó, que é puxado por renas, nossa arvore de natal é um pinheiro e pinduramos meias, mesmo sem ter a lareira para isso. Usamos palavras em inglês o tempo