resumo
Existem quatro espécies de conhecimentos que devem ser considerados: conhecimento empírico, conhecimento científico, conhecimento filosófico e conhecimento teológico.
O conhecimento empírico é o senso comum e na maioria das vezes obtido ao acaso, com base na tentativa e erro.
No conhecimento científico vamos além do empírico, pois estamos em busca das causas e leis que regem o fato, o fenômeno de maneira metódica e sistemática.
O conhecimento filosófico distingue-se do conhecimento científico pelo objeto de investigação e método, ou seja, no conhecimento científico o objeto está próximo e mais palpável, enquanto o filosófico, o objeto é mais distante apesar de ser sensível. “Filosofar é um contínuo questionar de si mesmo e da realidade”. O conhecimento teológico é o conjunto de verdades obtido a partir da aceitação e não baseadas em inteligência e experimentos. São baseados em narrativas escritas em livros considerados sagrados aceitos racionalmente pelas pessoas. Baseia-se na lei da suprema inteligência: “aceitar a verdade, venha de onde vier, contanto que seja legitimamente adquirida”. Cientistas, pesquisadores e estudantes percorrem um longo caminho, sob a ótica da verdade,