Agenda 21
WILMA ANGÉLICA BENFENATTI
AGENDA 21
BELO HORIZONTE, 2013
1 O QUE É
A Agenda 21 é um conjunto de diretrizes para um novo século, um instrumento de planejamento participativo para construção de sociedades sustentáveis, ou seja, a Agenda 21 propõe a integração entre meio ambiente e desenvolvimento, reconhecendo o combate à pobreza como condição primordial para garantir a sustentabilidade. Enquanto plano estratégico, parte de uma visão integrada de diversos componentes e aborda, entre outros tópicos, a garantia dos direitos das mulheres e dos grupos vulneráveis, o papel das comunidades locais, a gestão de recursos naturais, os processos democráticos, etc. Oferece, portanto, um arcabouço para o desenvolvimento sustentável, levando a concluir que, se o capital natural restringe o processo econômico, é preciso maximizar a produtividade desse capital, no curto prazo, aumentando a sua oferta , no longo prazo.
2 A AGENDA 21 APLICADA À ARQUITETURA
Partindo do princípio que a cadeia da construção civil é parte fundamental no desenvolvimento de uma região e das necessidades atuais da sustentabilidade existem pontos chaves para se adequar projetos arquitetônicos às diretrizes propostas pela Agenda 21.
Promovendo um planejamento estratégico para viabilizar o desenvolvimento sustentável e integração regional, o profissional da área de Arquitetura deve contribuir especificando materiais menos poluentes, desenvolver projetos que minimizem o consumo de energia, pensando em fontes alternativas.
Alguns exemplos que contribuem, são: melhores planejamentos no uso e a ocupação do solo; planejamento e gestão urbana; habitação e melhoria das condições ambientais; garantia de direito de acesso às cidades; padrões de consumo; reciclagem e coleta seletiva de lixo; prevenção, controle e diminuição dos impactos ambientais em áreas urbanas; conservação do patrimônio histórico; rede urbana e desenvolvimento sustentável dos assentamentos