Introdução sobre Informática
La pascalina foi a primeira máquina calculadora mecânica do mundo, criada por pascal com intuito de realizar as quatro operações, porém só conseguia resolver somas e subtrações.
Os computadores de primeira geração eram grandes, caros, lentos, ligados à km de fio, queimavam com muita facilidade, pesavam toneladas, eram apenas para uso científico, possuíam linguagem de máquina, a única forma de armazenar dados era através de cartões perfurados, os usuários não tinham nenhum contato com o computador; apenas os digitadores. O primeiro computador foi o ENIAC.
Segunda geração: O transistor era uma peça que possuía aquecimento mínimo, pequeno consumo de energia, aumento da capacidade do processamento e era mais confiável e veloz do que as válvulas. Um compilador é um programa de sistema que traduz um programa descrito em uma linguagem de alto nível para um programa equivalente em código de máquina para um processador. Em geral, um compilador não produz diretamente o código de máquina mas sim um programa em linguagem simbólica (assembly) semanticamente equivalente ao programa em linguagem de alto nível. O programa em linguagem simbólica é então traduzido para o programa em linguagem de máquina através de montadores.
Para desempenhar suas tarefas, um compilador deve executar dois tipos de atividade. A primeira atividade é a análise do código fonte, onde a estrutura e significado do programa de alto nível são reconhecidos. A segunda atividade é a síntese do programa equivalente em linguagem simbólica. Embora conceitualmente seja possível executar toda a análise e apenas então iniciar a síntese, em geral estas duas atividades ocorrem praticamente em paralelo.
A terceira geração de computadores teve como evolução primordial a implementação de circuitos integrados, o que aumentou a velocidade dos computadores e possibilitou a diminuição do tamanho dos computadores. O computador começou a ser