Introduçao e resumo sobre psicologia e informatica
Com o advento da internet, no final dos anos cinquenta e início dos anos sessenta, as relações foram se tornando cada vez mais virtuais. Desta forma, o contato e a qualidade deste passaram por modificações. O fazer profissional do psicólogo, inserido neste mundo das transformações, também se altera. A utilização da internet como ferramenta de trabalho é uma adaptação da profissãoa mais um recurso a ser utilizado para a promoção e manutenção da saúde psíquica.
A implementação da internet como campo de trabalho do psicólogo ainda é motivo de polêmicas e não é uma prática muitodisseminada em razão de ser uma área nova de trabalho, incitando inúmeros debates.
No Brasil, um dos primeiros grupos de estudo da relação entre a Psicologia e a Informática é o Núcleo de Pesquisasda Psicologia em Informática (NPPI), surgido em 1995, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O núcleo objetiva: implementar a informatização da comunicação Clínica Escola –Comunidade; implementar projetos de reflexão e pesquisa visando investigar os efeitos da utilização dos recursos da informática; implementar o desenvolvimento de serviços psicológicos informatizados.
Estetrabalho visa apresentar os prós e contras da utilização das tecnologias, assim como apresentar a regulamentação do Conselho Federal de Psicologia.
RESUMO
Este artigo aborda a regulamentação e produção Brasileira de softwares e sistemas para Psicologia, onde foram encontradas produções comerciais e científicas sobre informática aplicada à Psicologia. A área clínica ainda carece de conhecimentos e produtos informatizados. Foi então realizada uma revisão na literatura envolvendo pesquisas em Psicologia clínica e constatou-se que existe uma baixa frequência de pesquisas quantitativas e voltadas aos resultados dos tratamentos. Verifica-se que a dificuldade metodológica para a realização de tais pesquisas, poderia ser superada com a utilização de sistemas clínicos. Algumas iniciativas sobre sistemas