Resenha Crítica Artigo Lactação
Resenha Crítica
Composition of Colostrum from Dairy Heifers Exposed to High Air Temperatures During Late Pregnancy and the Early Postpartum Period
A. NARDONE, N. LACETERA, U. BERNABUCCI, B. RONCHI - Journal of Dairy Science, Volume 80, Issue 5, May 1997, Pages 838-844.
Composição do colostro de novilhas leiteiras expostas à estresse térmico durante o final da prenhes e pós parto imediato
Foram utilizadas 12 novilhas Holandesas separadas em dois grupos de 6 animais cada. Um grupo foi submetido à conforto térmico e o outro grupo à estresse térmico em câmaras com temperatura e umidade controladas, ambos no período entre 3 semanas antes do parto e 36 horas após o parto.
O objetivo do estudo foi avaliar o impacto do estresse térmico durante o final da gravidez e pós-parto imediato, sobre o conteúdo de imunoglobulinas e valor nutricional do colostro de vacas leiteiras primíparas.
A introdução do trabalho mostra-se bem fundamentada e sucinta afirmando os autores que o conhecimento sobre o conteúdo de imunoglobulinas e composição nutricional do colostro produzido em condições de estresse térmico necessita de estudos.
Não é descrito qual o local em que foi realizado o experimento e em qual estação do ano se iniciou o trabalho, nem em quais condições climáticas os animais foram mantidos antes do início do experimento. Estas informações poderiam indicar a adaptação dos animais às condições climáticas pré-experimentais.
As 12 novilhas com 20 meses de idade foram sincronizadas ao estro, inseminadas e, 3 semanas antes do parto, separadas em 2 grupos homogêneos em relação ao score corporal e peso. Os grupos foram mantidos em câmaras climáticas, um grupo sob condições de conforto térmico (18º C e 72% de umidade relativa) e o outro sob estresse térmico (31.5º C e 72% de